Significado do nome Maria Clara

Maria Clara – Significado

Maria Clara: Significa “senhora soberana clara”, “senhora soberana brilhante” ou “mulher pura e luminosa”, “mulher virgem e ilustre”.

É um nome composto por dois nomes de origens distintas, Maria e Clara.

Maria é um nome com duas possibilidades de origem. Uma através do hebraico Myriam, que quer dizer “senhora soberana, vidente”, e outra com origem no sânscrito Maryáh, que significa literalmente “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”.

Maria Clara – Origem Histórica

Utilizado anteriormente à época de Jesus Cristo tornando-se popular principalmente através da influência da personagem Maria, mencionada no Novo Testamento da Bíblia e também no Alcorão.

A mãe de Jesus ficou conhecida como “Virgem Maria” por ter seu filho gerado pelo Espírito Santo quando virgem. É vista como a primeira seguidora do Cristianismo e tornou-se uma das santas mais veneradas no mundo.

Clara, por sua vez, tem origem no adjetivo clara, a partir do latim clarus, que significa “claro”, “brilhante”, “luminoso”, “ilustre”. O original em latim Clarus era um nome predominantemente masculino e foi adotado por muitos santos.

A forma feminina foi popularizada através de Santa Clara de Assis, a partir do século XIII, tornando-se muito mais comum que a versão masculina.

Tem sido usado na Inglaterra desde a Idade Média, inicialmente nas formas Clara e Clere. Em Portugal foi encontrado em documentos datados do século XIII.

No Brasil, Maria Clara é um nome tipicamente feminino bastante popular.

 

Leia também:

Significado do nome Francisco

Compartilhe

About the Author: Rafael Stein

Rafael Stein é pai da Maria Clara e do Francisco, autor do cartasparamaria.com.br no qual escreve cartas e bilhetes para que seus filhos leiam no futuro, coautor do livro "Luto por perdas não legitimadas na atualidade", voluntário na Casa Paliativa, membro do projeto Luto do Homem.

Categorias

Mec

Posts Relacionados