Maria,

o papai tem tido muita dificuldade em organizar a alimentação da nossa casa. Não é só cozinhar, tenho que definir o cardápio, as compras e me programar para conseguir seguir os horários.

As duas primeiras tentativas de elaborar o cardápio e cozinhar não foram um sucesso propriamente dito e me lembrei da mamãe sempre recorrendo a uma sopa em dias “especiais”.

“Sopa já é um alimento que tem gosto de aconchego, não sei bem o motivo, é comida que põe o pé no chão, acalma, não é comida para planos mirabolantes.”

É comida para pai que está querendo acertar.

Peguei um livro de receitas que eu havia dado para a mamãe e pedi para você escolher uma sopa.

Sua escolha: “Sopa de Lentilha dos Sonhos” e desconfio que foi muito mais pelos sonhos do que pela lentilha. Saímos para comprar lentilha e cominho. O tio Gu e a tia Gabi vieram para casa e enquanto a sua tia arrumava a mesa preparei a sopa com a ajuda do seu tio.

Você e seu irmão adoraram a sopa, comeram tudo. Sua tia também adorou, repetiu várias vezes e elogiou bastante (ela está esperando a sua prima Helena e acho que isso justifica os elogios ❤️).

Foi um momento alegre, divertido e leve. Não foi somente uma sopa, foi seu pai querendo acertar.

Se você quiser fazer a Sopa de Lentilha dos Sonhos, segue modo de preparo e lista de ingredientes :

Modo de preparo:
(descrito como no livro)
Pique uma cebola pequena e um dente gordo de alho; refogue a cebola em duas colheres (sopa) de azeite, em fogo bem baixinho, mexendo sempre, até ela começar a ganhar uma corzinha; então junte o alho e fique misturando por um ou dois minutos; enquanto a cebola ganha o bronzeado dela, descasque e corte em cubos uma batata pequena. Então a panela com o fogo baixo com a cebola já dourada e o alho misturado, junte a batata, meia xícara (chá) de lentilha e três xícaras (chá) de água; aumente o fogo e tempere a sopa com sal, pimenta-do-reino e mais ou menos uma colher (café) de cominho em pó, por sinal, o segredo de toda lentilha saborosa.
Quando a água começar a ferver, abaixe o fogo para médio e tampe a panela, deixando só uma frestinha para o vapor sair. Depois de uns vinte minutos, desligue o fogo, tampe a panela completamente e deixe a sopa cozinhar mais um pouco no calor da panela.  Deixe a sopa tomando corpo mais uns dez minutos e, antes de ir para o prato, vem o truque que transforma uma sopinha de lentilha simples na melhor sopa de lentilha que eu conheço: limão. Coloque duas conchas numa cumbuquinha, esprema um bom tanto de limão e tomei feliz a minha sopa dos sonhos.

Lista de ingredientes:
(serve 4 pessoas)
1 xícara (chá) de lentilha
2 batatas pequenas descascadas e cortadas em cubos
2 cebolas pequenas picadas
2 dentes de alho gordo picados
4 colheres (sopa) de azeite
6 xícaras (chá) de água
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher (café) de cominho em pó
suco de 1 limão
Sobre o livro:

Panelinha é o site que Rita Lobo criou no ano de 2000 para ensinar a preparar pratos saudáveis, revelando truques e manhas, de modo que qualquer pessoa consiga fazer. Para o livro, foram reunidas sugestões para variadas situações e ocasiões do cotidiano: jantares práticos, saladas elaboradas, massas rápidas, grãos para o dia a dia, comida de criança, pratos variados com peixes, aves e carnes, sobremesas saudáveis, bolos fofíssimos, pães integrais, tudo para facilitar a vida das pessoas que acreditam na boa alimentação como a base da vida.”

Compartilhe

About the Author: Rafael Stein

Rafael Stein é pai da Maria Clara e do Francisco, autor do cartasparamaria.com.br no qual escreve cartas e bilhetes para que seus filhos leiam no futuro, coautor do livro "Luto por perdas não legitimadas na atualidade", voluntário na Casa Paliativa, membro do projeto Luto do Homem.

Categorias

Mec

Posts Relacionados

9 Comments

  1. Cris outubro 15, 2018 at 2:09 pm

    Lindo texto! Pura sensibilidade.

  2. Flávia Nunes outubro 15, 2018 at 2:12 pm

    Rafa… Que coisa mais linda esse blog… Que exemplo de transformação de dor em poesia… Parabéns…

  3. Celia Ciani outubro 15, 2018 at 2:26 pm

    Mas do que acertar e ser um Pai que todos nós admiramos . Parabéns pela nota mil ❤️

  4. Analu outubro 15, 2018 at 7:19 pm

    Nota milllll para todos vocês meus queridos!

  5. Valquiria Coelho outubro 15, 2018 at 8:00 pm

    Isso aí !Queria poder morar perto para ajudar vcs nestas atividades do dia a dia !!!Mas saiba que estão sempre nas minha orações !!

    De uma mãe que sabe bem como podem ser complicadas estas coisas do dia a dia !!!

    Na está indo muito bem.Aqui em casa nosso lema é :A gente faz o que da !Mesmo que o que de para aquele dia seja uma coxinha da esquina ou uma sopa dos sonhos !!!!A gente faz o que da !!!!Nunca se esqueça disso !E vc está fazendo tudo excelente!Parabens !!!!

  6. Maria Neuza outubro 15, 2018 at 8:33 pm

    Nem sei o que dizer! Nao existem palavras que definam o que vejo em voce hoje! Um pai amoroso, atencioso, fazendo de tudo pra acertar! E esta conseguindo! E so olhar na carinha dos dois ou ver como o Francisco procura o colinho do pai qdo vem o soninho!!Pode ter certeza de que estamos muito orgulhosos de vc!!!

  7. Blumer outubro 15, 2018 at 9:40 pm

    E esse texto, com coração e carinho de ingredientes, saiu com uma nota pra mim, que a Maria falou, cheia de empolgação como eu: 1000 🙂

  8. Juliana Muniz Pérez outubro 15, 2018 at 10:40 pm

    Hummm que delícia! Mais do que o sabor, o amor colocado em cada ingrediente tentando acertar e alimentar os filhos! Exemplo de pai dedicado. Parabéns Rafa! Beijos!

  9. Márcia outubro 16, 2018 at 2:19 am

    Quanta sensibilidade! Enorme capacidade de transmutar a dor. Tocante❣️

Comments are closed.