Maria,

o papai tem tido muita dificuldade em organizar a alimentação da nossa casa. Não é só cozinhar, tenho que definir o cardápio, as compras e me programar para conseguir seguir os horários.

As duas primeiras tentativas de elaborar o cardápio e cozinhar não foram um sucesso propriamente dito e me lembrei da mamãe sempre recorrendo a uma sopa em dias “especiais”.

Sopa já é um alimento que tem gosto de aconchego, não sei bem o motivo, é comida que põe o pé no chão, acalma, não é comida para planos mirabolantes. É comida para pai que está querendo acertar.

Peguei um livro de receitas que eu havia dado para a mamãe e pedi para você escolher uma sopa.

Sua escolha: “Sopa de Lentilha dos Sonhos” e desconfio que foi muito mais pelos sonhos do que pela lentilha.

Saímos para comprar lentilha e cominho. O tio Gu e a tia Gabi vieram para casa e enquanto a sua tia arrumava a mesa preparei a sopa com a ajuda do seu tio.

Você e seu irmão adoraram a sopa, comeram tudo. Sua tia também adorou, repetiu várias vezes e elogiou bastante (ela está esperando a sua prima Helena e acho que isso justifica os elogios ❤️).

Foi um momento alegre, divertido e leve.

Não foi somente uma sopa, foi seu pai querendo acertar.

 

Se você quiser fazer a Sopa de Lentilha dos Sonhos, segue modo de preparo e lista de ingredientes :

Modo de preparo:
(descrito como no livro)

Pique uma cebola pequena e um dente gordo de alho; refogue a cebola em duas colheres (sopa) de azeite, em fogo bem baixinho, mexendo sempre, até ela começar a ganhar uma corzinha; então junte o alho e fique misturando por um ou dois minutos; enquanto a cebola ganha o bronzeado dela, descasque e corte em cubos uma batata pequena. Então a panela com o fogo baixo com a cebola já dourada e o alho misturado, junte a batata, meia xícara (chá) de lentilha e três xícaras (chá) de água; aumente o fogo e tempere a sopa com sal, pimenta-do-reino e mais ou menos uma colher (café) de cominho em pó, por sinal, o segredo de toda lentilha saborosa.

Quando a água começar a ferver, abaixe o fogo para médio e tampe a panela, deixando só uma frestinha para o vapor sair. Depois de uns vinte minutos, desligue o fogo, tampe a panela completamente e deixe a sopa cozinhar mais um pouco no calor da panela.  Deixe a sopa tomando corpo mais uns dez minutos e, antes de ir para o prato, vem o truque que transforma uma sopinha de lentilha simples na melhor sopa de lentilha que eu conheço: limão. Coloque duas conchas numa cumbuquinha, esprema um bom tanto de limão e tomei feliz a minha sopa dos sonhos.

Lista de ingredientes:
(serve 4 pessoas)

1 xícara (chá) de lentilha
2 batatas pequenas descascadas e cortadas em cubos
2 cebolas pequenas picadas
2 dentes de alho gordo picados
4 colheres (sopa) de azeite
6 xícaras (chá) de água
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher (café) de cominho em pó
suco de 1 limão

Sobre o livro:

Panelinha é o site que Rita Lobo criou no ano de 2000 para ensinar a preparar pratos saudáveis, revelando truques e manhas, de modo que qualquer pessoa consiga fazer. Para o livro, foram reunidas sugestões para variadas situações e ocasiões do cotidiano: jantares práticos, saladas elaboradas, massas rápidas, grãos para o dia a dia, comida de criança, pratos variados com peixes, aves e carnes, sobremesas saudáveis, bolos fofíssimos, pães integrais, tudo para facilitar a vida das pessoas que acreditam na boa alimentação como a base da vida.”