Quis o destino que fosse no dia 24, nem um dia antes, nem um dia depois, e por um momento, esquecemos que, nesta data, completavam-se dois meses desde que a mamãe “virou uma estrelinha“.
E sabe de uma coisa? Eu suspeito que a mamãe, em uma de suas conversas com a Helena, tenha combinado essa data com ela.
Vocês sabem o significado do nome Helena?
Helena:
Significa “a reluzente”, “a resplandecente”.Helena é um nome feminino que teve origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”, fazendo com que o significado de Helena seja “a reluzente” ou “a resplandecente”.
E assim como um raio de sol, às 7:29, Helena chegou para nos lembrar que tudo vai passar e que devemos celebrar a vida.
Nesse dia, acordamos cedo, aguardando notícias da maternidade. Devido ao horário do parto, nenhum familiar pôde estar presente no hospital, e teríamos que aguardar até o início do horário de visita, previsto para às 9h. Eu havia combinado com o tio Gu que aguardaríamos notícias e, conforme o andamento após o parto, decidiríamos o melhor momento para levar vocês.
Quando todos os telefones tocaram ao mesmo tempo, só podia ser uma mensagem do tio Gu. Um leve tumulto tomou conta da casa, pois cada um de nós queria ser o primeiro a ver fotos da Helena.
Foi um final de semana muito difícil para o papai. Entrar na maternidade e reviver as lembranças do seu nascimento, filha, passar ao lado do quarto 410 onde ficamos, olhar para cada canto e ver, na lembrança, a imagem da mamãe.
Conversando com o tio Gu e observando a movimentação no sábado, achamos melhor visitar a Helena no domingo, ao final do dia. O difícil foi conter a sua ansiedade, filha, e a empolgação do Francisco, ao ver sua alegria mesmo sem entender completamente os acontecimentos.
Não consegui conter a emoção ao entrarmos no quarto da maternidade para conhecer a Helena. A lembrança das conversas com a mamãe, em que ela imaginava vocês brincando, criando milhões de histórias, e expressando o quanto seria bom para vocês terem primos para conviver, veio à tona.
Me recordei do desejo dela de conhecer a Helena, e foi inevitável olhar para os olhos azuis da Helena, da cor do céu, e não ver a mamãe neles, não imaginar as duas conversando, como a mamãe disse que faria ao encontrá-la “no meio do caminho”.
Ao ver a alegria de vocês ao conhecer a Helena, ao ver você segurando-a pela primeira vez no colo com tanto cuidado e delicadeza, me acalmei. Fiquei sentado, observando vocês dois, suas reações, e me peguei imaginando a mamãe ali, compartilhando da felicidade. Por um momento, acho que ela estava conosco. Ela sempre estará.
A chegada da Helena é mais que uma bênção para nós. Continuo vendo a mamãe nos olhos azuis da Helena, cada vez que a encontro. E ao olhar, sinto a alegria, felicidade e esperança de que tudo vai passar e de que devemos celebrar a vida.
Mal posso esperar para que a Helena cresça e nos conte tudo o que a mamãe falou.